Estamos na era digital ou na era “doental”???... Em segundos acesso outra pessoa do outro lado do mundo... E nunca estivemos tão sozinhos...
Não esqueço um texto que li de Arnaldo Jabor, que fala que nunca as pessoas foram “plásticamente” tão bonitas... tão vaidosas... e nunca estiveram tão solitárias como atualmente...
Cada dia morre-se mais por depressão... E a morte, escolha... pode ser tanto a nível biológico quanto existencial... Não vejo mais pessoas vivendo... Vejo zumbis, robôs, artificialidade... O que é a depressão senão uma doença da alma, do seu ser que deixou de viver...
E ai, quando “alguém” se atreve a sair desse contexto é banido... Vira o “chato”, “retrógrado”, “esquisito” por falar de valores morais...! ! Porque o “bacana” é aquele ou aquela que “pega” todos... que tem o maior número de amigos virtuais (mesmo que não tenha a mínima idéia de quem sejam e que provavelmente nunca terá!), que curte todas as baladas e toma todas até vomitar!!! Uau, falar do porre que tomou é visto como título honroso!!! Tão divertido né!
Ler livro, que nada!!! Que chatice!!! O bacana é ligar o celular num funk que mal se entende o “português” porque na verdade já gerou uma própria língua, e ligar bem alto, incomodando a todos... Porque EU quero ouvir a minha música!
São pessoas morando numa mesma casa mas não tendo a mínima idéia do que é compartilhar um lar... São pessoas que trabalham juntas fazendo questão e levantando bandeira de “certo” de que, por serem profissionais, não podem se relacionar ... fazer amigos num ambiente de trabalho... Aliás, acho isso bem curioso... Acho que alguns seres ditos “humanos” devem ter uma constituição a nível fisiológico diferente de outros... Porque o dito “bom profissional” é o cara que separa o seu "lado pessoal" do "profissional". Então ele deve conseguir tirar algumas pecinhas suas, tipo sentimentos, e colocar numa gaveta, ai no final do dia ele retira para ir embora... E se não lembrar... bem, coitado de quem o esperar em casa né... Ele tem que ser objetivo, está ali para cumprir uma tarefa. Por isso nem faz questão de dar bom dia, ou se der é porque diz a "boa educação da norma social" que devemos "trabalhar em grupo". Ai ele "saca" um bom dia geral... aquele que fala de uma vez só, indo numa linha reta, se dirigindo a todos, sem olhar na verdade pra ninguém... E pronto. O "social" foi feito!!
Ai me pergunto... É isso mesmo ou eu que sou a E.T??? O que as pessoas estão fazendo consigo? O que estão fazendo com os outros? O que estão fazendo??! Pra que você vive? Pra que você nasceu? Qual diferença você faz no mundo? A verdade é que ninguém está interessado nisso... Dá “trabalho” pensar... sentir... falar... amar... melhor fugir né... Melhor mentir... Não me envolver... Porque agir diferente se o outro não age? Porque ser diferente se o outro não é?
Te digo: Porque eu não sou o outro!!! Porque eu me importo comigo, eu me importo com o outro. Eu não sou uma amiga de “balada” eu sou uma amiga “de vida”. Eu rio, abraço, mas choro e puxo a orelha se precisar. Eu vivo. Eu amo. E não dá para amar pela metade, porque eu sou não metade... eu sou inteira e não dá pra ficar na superficialidade....
Hoje li esta citação que vem de encontro a isso: Se você ama alguém, fale. Corações são partidos por palavras que nunca foram ditas. E ai lembrei de pessoas que tanto esperei por palavras... e que nunca vieram... Dói viu... Abrir-se ao outro e simplesmente nem saber o que você foi pra ele... Mas mesmo assim, não deixe de falar o que sente... não deixe de ser você... não deixe de buscar você... Acredito que somos um processo de feitura e a cada segundo vamos nos descobrindo mais... E mesmo que doa nos rasgarmos, é só quando somos o que somos, falamos o que sentimos, e agimos como realmente queremos é que vamos nos apropriando do maior bem do mundo: nós mesmos! E só isso pode vencer uma depressão, pode trazer laços, fazer vida... Então se você ame... fale... Fale ao outro... mas para que isso aconteça, não esqueça de falar para você mesmo!!!
Com carinho, Leila!!



